quinta-feira, 8 de julho de 2010

Missão Malásia

Começa aqui o diário de bordo da viagem missionária para a Malásia. Algumas explicações são necessárias para que todos possam participar de maneira mais interativa, não só lendo as novidades desse projeto, mas orando em prol de toda essa movimentação. Dividiremos o diário em três partes: antes, durante e depois. As informações são fornecidas pelo jornalista e estudante de Teologia Eduardo Teixeira, que além de pregar, participa do projeto gravando um documentário e preparando uma matéria especial para a edição da Conexão JA de outubro. Vale a pena conferir e divulgar!




#
O que é?

O projeto Missão Malásia é a aventura missionária de seis alunos de Teologia e seu professor Berndt Wolter. A iniciativa é uma parceria do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho com a organização ShareHim (www.sharehim.org). É a primeira vez que o curso envia alunos para esse país asiático que pertence a Janela 10/40, delimitação geográfica que vai do oeste da África à Ásia, em que presença cristã é minoritária ou inexistente em alguns países.




Nessa região do Planeta, a liberdade religiosa, quando existe, é frágil. Logo, muitos cristãos e missionários sofrem perseguição. Ali, o cristianismo avança mais vagarosamente. Para entender melhor as tensões religiosas na Janela 10x40, acesse o estudo. Os dados disponíveis nesse link se referem às perseguições oficiais do Estado ou aos ataques de parte da população.

#O campo missionário



• É um país do sul asiático.

• Tem 28 milhões de habitantes.

• Dentre os muitos dialetos, o malaio é a língua mais falada, seguida do inglês.

• A capital é Kuala Lumpur.

• 60,4% da população é islâmico e toda estrutura governamental é dominada por um partido muçulmano.

• De acordo com o artigo 160 da Constituição da Malásia, todos os malaios deveriam ser considerados de etnia muçulmana, apesar da grande diversidade étnica-histórica da população da região.

• Na Malásia, 9,1% dos habitantes são cristãos. No Brasil, o número de cristão se aproxima de 95% da população.

#Doações

Só estamos aqui (eu especialmente) por causa das doações do Quiet Hour e de várias igrejas e amigos que ajudaram. Esse é um espaço também para agradecer quem ajudou. Obrigado! O versículo que marcou o período em questão foi: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lc 6:38).

# O projeto

A viagem é para a cidade de Kota Kinabalu na região de Sabah, a parte menos favorecida da Malásia. Vamos pregar para chineses e indianos, além dos malaios, em maior quantidade. Serão 19 noites de pregação em inglês. Para isso contamos com as apresentações preparadas pelo ShareHim que contam com sincronização, ou seja, enquanto o orador lê os tópicos em inglês são projetos os slides em malaio para o público. Na agenda do dia está previsto: estudar os sermões pela manhã, visitar na parte da tarde e pregar à noite.

# Curiosidade

Os muçulmanos exclusividade no uso da palavra Alá, por isso, poderemos usar apenas God, Jesus e Holy Spirit. Ver matéria da Época.