#O que é?
O projeto Missão Malásia é a aventura missionária de seis alunos de Teologia e seu professor Berndt Wolter. A iniciativa é uma parceria do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho com a organização ShareHim (www.sharehim.org). É a primeira vez que o curso envia alunos para esse país asiático que pertence a Janela 10/40, delimitação geográfica que vai do oeste da África à Ásia, em que presença cristã é minoritária ou inexistente em alguns países.
Imagem: http://www.jmm.org.br/
Nessa região do Planeta, a liberdade religiosa, quando existe, é frágil. Logo, muitos cristãos e missionários sofrem perseguição. Ali, o cristianismo avança mais vagarosamente. Para entender melhor as tensões religiosas na Janela 10x40, acesse o estudo. Os dados disponíveis nesse link se referem às perseguições oficiais do Estado ou aos ataques de parte da população.
#O campo missionário
• É um país do sul asiático.
• Tem 28 milhões de habitantes.
• Dentre os muitos dialetos, o malaio é a língua mais falada, seguida do inglês.
• A capital é Kuala Lumpur.
• 60,4% da população é islâmico e toda estrutura governamental é dominada por um partido muçulmano.
• De acordo com o artigo 160 da Constituição da Malásia, todos os malaios deveriam ser considerados de etnia muçulmana, apesar da grande diversidade étnica-histórica da população da região.
• Na Malásia, 9,1% dos habitantes são cristãos. No Brasil, o número de cristão se aproxima de 95% da população.
#Doações
Só estamos aqui (eu especialmente) por causa das doações do Quiet Hour e de várias igrejas e amigos que ajudaram. Esse é um espaço também para agradecer quem ajudou. Obrigado! O versículo que marcou o período em questão foi: “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” (Lc 6:38).
# O projeto
A viagem é para a cidade de Kota Kinabalu na região de Sabah, a parte menos favorecida da Malásia. Vamos pregar para chineses e indianos, além dos malaios, em maior quantidade. Serão 19 noites de pregação em inglês. Para isso contamos com as apresentações preparadas pelo ShareHim que contam com sincronização, ou seja, enquanto o orador lê os tópicos em inglês são projetos os slides em malaio para o público. Na agenda do dia está previsto: estudar os sermões pela manhã, visitar na parte da tarde e pregar à noite.
# Curiosidade
Os muçulmanos exclusividade no uso da palavra Alá, por isso, poderemos usar apenas God, Jesus e Holy Spirit. Ver matéria da Época.