quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Você é a igreja

O cardeal Angelo Giuseppe Roncalli, de Veneza, na Itália, era muito amigo do papa Pio 12. Por isso, sempre que precisava desabafar sobre suas dificuldades e buscar conselhos com alguém mais experiente, recorria ao seu amigo. Após a morte de Pio 12, em 1958, Angelo se tornou o papa João 23 e ficou conhecido por seu bom-humor e bondade. No seu primeiro dia de trabalho, deparou-se com problemas maiores do que imaginava. Naquela noite, revirou-se na cama tentando driblar as preocupações e dormir. Finalmente, conseguiu relaxar ao decidir pedir conselhos ao papa no dia seguinte. Porém, perdeu o sono de vez quando se lembrou de que ele era o papa!

Essa ilustração, que ouvi em um sermão do pastor Amin Rodor, de maneira até engraçada, mostra que não se deve fugir das responsabilidades, principalmente das espirituais. Quando se está diante dos compromissos e desafios é comum ser tentado a desistir, fazer “corpo mole”, responsabilizar os outros ou até mesmo “pular fora”. Mas rejeitar ou atender de “qualquer jeito” a vontade de Deus para você não é a melhor maneira de começar, viver ou terminar um ano. Ainda que pareça não tão confortável, Deus o está chamando a priorizar aquilo que realmente é importante.

É preciso sonhar e acreditar numa igreja melhor. Uma igreja que tenha uma experiência real com Deus; que conheça, viva, pregue e defenda a Bíblia; que descubra seus dons e os aplique para o crescimento de todos; que se transforme numa comunidade cada vez mais acolhedora, a fim de que atraia seus familiares, amigos e vizinhos; que ilumine seu bairro; e que sinta a atmosfera do Céu a cada culto.

O que nós não podemos esquecer é de que a igreja sou eu e você. Se você deseja uma igreja melhor, seja um adventista diferente em 2010. A igreja dos sonhos começa com suas pequenas e grande atitudes. Com a pontualidade e frequência aos cultos; com o cuidado dos pais quanto à reverência dos filhos; com a organização, exemplo e otimismo dos líderes; com a oração intercessória dos mais quietos; com a participação dos tímidos nos bastidores; ou com a disposição dos jovens para “tocar” os projetos. A igreja com a qual eu sonho não é ilusão, porque é o ideal de Deus. Lembre-se: a igreja é você.

Feliz ano novo!

Wendel Lima