terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Preparada para casar?

Namoro um rapaz adventista há quatro anos. Ele quer casar, mas não acho que estamos preparados para isso. Meus pais não são totalmente a favor, nem as pessoas com quem converso. As diferenças realmente são muito grandes! Mas em meio a tantas dificuldades, ainda percebo que gosto dele e às vezes chego a pensar na possibilidade de um casamento, mesmo que sejamos bem novos. Eu estou só começando a faculdade. Já ele, nem pensa em estudar. Parou na 8ª série. Esse é um dos pontos em que as pessoas desaconselham nosso casamento. Todo mundo me diz para acabar. Só que a situação é mais séria: tenho pena dele, pois tem problemas pessoais muito sérios e precisa de minha ajuda. Isso tem me feito manter a relação.

Dá para notar que vocês dois, apesar de se gostarem muito, vivem realidades bem diferentes. Isso, no fogo da paixão, parece não ter importância, porque o sentimento tolera tudo. Mas esses dois mundos, dentro do casamento, na rotina do dia-a-dia, na busca pelo crescimento, na manutenção da família e no estabelecimento dos planos para o futuro, fazem muita diferença.

Você precisa ficar atenta ao que seus pais e outras pessoas estão lhe dizendo. Pessoas de fora da relação, que conhecem vocês, são equilibradas e não têm envolvimento emocional mais sério, muitas vezes conseguem ver o que vocês não são capazes de enxergar. Por isso, se todos dizem a mesma coisa, abra o olho.
Outra coisa que você não deve esquecer: casamento tem que ser o resultado de uma relação de amor, e unicamente isso. Não pense em casar por pena. Isso vai lhe criar constrangimentos muito maiores depois.

O mais importante: ore muito a Deus. Primeiro, para ter certeza do que deve fazer quanto ao futuro da relação. Em seguida, para ter sabedoria, habilidade e força para tomar as decisões necessárias. Deus é o maior interessado na sua felicidade e vai revelar Sua vontade. Observe as repostas de Deus por meio de versos da Bíblia (você lê e sente que aquilo foi para você), da opinião de pessoas cristãs equilibradas e de sinais especiais. Ore e observe bem isso.

Erton Köhler, presidente da Igreja Adventista na América do Sul